Atualizado em 06/07/2021 20:18:42
Rua General Daltro Filho, 772 - CEP 97.900-000 | Telefones: (55) 3359 1613 | E-Mail: contato@uricl.com.br
Logo URI Cerro Largo
NOTÍCIAS
Encontre artigos com assuntos específicos utilizando a caixa de busca abaixo. Digite o termo e tecle ENTER.
Publicado em 2021-05-11 | 20:53:09
Mudanças nos conteúdos curriculares dinamizam disciplinas no Curso de Direito
Questões de diferentes épocas interligam História e Sociologia do Direito e motivam novos debates e trabalhos criativos dos alunos do 1º semestre.
Visualizada por 2847 pessoas.
Esta notícia possui fotos adicionais

O novo currículo do Curso de Direito dinamizou os debates e trabalhos acadêmicos nas disciplinas de História e de Sociologia do Direito na turma do 1º semestre de 2021. 

 

A professora Ellara Valentini Wittckind, que ministra as disciplinas, diz que os novos conteúdos possibilitaram a construção de pontes entre diferentes épocas, abrindo um diálogo enriquecedor entre culturas e sociedades, e favoreceram temáticas importantes, como a situação das mulheres nos diversos momentos da história social e cultural. 

 

Ela também destaca como marcante no novo currículo o estudo da História do Direito Brasileiro. “Analisar de forma crítica nossa História e não apenas como se fosse uma linha do tempo ‘reta’ é importante para o processo de aprendizagem e de posicionamento embasado dos acadêmicos perante os mais diversos assuntos”.

 

Com o auxílio da Prof. Me. Lara Taroco, doutoranda em Direito pela UNISINOS e especialista nos assuntos que dizem respeito à autodeterminação indígena, foi estudada a situação dos indígenas no Brasil desde a chegada dos portugueses até os dias atuais.

 

Entre os trabalhos realizados pela turma, contar as “Histórias do Direito”, desafiou a criatividade e surpreendeu a professora. Em grupos, eles gravaram vídeos, construíram animações e apresentaram em slides assuntos marcantes do desenvolvimento do Direito, como a situação da mulher no Código de Manu e na Índia atual; Direito Grego, com animações de “Os Simpsons”; capacidade civil no Direito Romano, no Direito Brasileiro e em comparação com o Direito Argentino; Lei das XII Tábuas (veja o vídeo clicando no link https://youtu.be/PprfE3DvEl8) e o direito de propriedade em Roma, no Direito Brasileiro e todas implicações com relação à grilagem de terras e à reforma agrária.

 

“Já no início do curso, os acadêmicos conseguiram fazer ligação desta disciplina com a de Sociologia do Direito, assim como com Direito Civil e com a realidade que os cerca”, avalia Ellara.

 

Segundo a professora, os estudantes se disseram surpresos com as questões tratadas, pois acharam que não haveria espaço no curso para temas de cunho humanitário. “Ficaram felizes por saber que poderão e deverão falar o que pensam, criticar fundamentadamente as instituições, as normas e as decisões dos Poderes, sempre que elas prejudicarem toda ou parcela da população”. 

 

Ellara lembra que o campus e o curso estão preocupados com temas com a violência de gênero, o antirracismo, os direitos humanos e a igualdade entre homens e mulheres. “São situações que têm explicação na história e no nosso passado, que se repetem no presente e que, se não devidamente contestadas, seguirão no futuro”, justifica.

 

Sociologia do Direito

 

Na disciplina de Sociologia do Direito, o trabalho avaliativo foi semelhante e igualmente motivador.

 

“As apresentações foram tão fantásticas quanto as de História do Direito, pois trabalhamos desde os clássicos Marx, Durkheim e Weber, passando por Boaventura de Sousa Santos, Heleieth Safiotti, até o contemporâneo e necessário Silvio de Almeida”, conta a professora.

 

Dentre os temas tratados, as teses clássicas dos sociólogos Marx, Durkheim e Weber, sociologia dos tribunais e a democratização da justiça, a tensão entre o reconhecimento da igualdade e o reconhecimento da diferença, os feminismos e o racismo e ideologia. 

 

Os trabalhos culminaram em debates e discussões muito profícuos e maduros entre uma turma participativa e empolgada pelos assuntos.

Mais imagens vinculadas