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24/07/2020 10:17:27 - Atualizado em 24/07/2020 10:19:35
por Silvia Dewes
Vinte profissionais concluem MBA na área de Gestão de Pessoas
O curso, com duração de dois anos, trouxe artigos científicos importantes para empresas e comunidade.
Visualizada por 370 pessoas.
Com o término do semestre, a URI Cerro Largo encerrou também o curso de Pós-Graduação MBA em Gestão de Pessoas, coordenado pelo professor Roberto Ajala. Vinte novos profissionais estão agora especializados em uma área de extrema relevância para o mercado empresarial.

Foram dois anos de um aprendizado aprofundado no desenvolvimento gerencial dos participantes, no exercício de funções relativas à área de Gestão de Pessoas, no conhecimento acerca do comportamento empreendedor e das relações interpessoais e intraorganizacionais nos mais variados tipos de organizações.
 
Após estudarem a análise do comportamento humano e sua influência nos resultados organizacionais, aprender a promover competências e interpessoais na área de Gestão de Pessoas, e a desenvolver a capacidade de negociar e administrar conflitos de pessoas e equipes, além de outros aspectos específicos da área, os 20 concluintes apresentaram artigos científicos com trabalhos de conclusão que muito contribuem para o avanço da reflexão e da pesquisa na Gestão de Pessoas, podendo inspirar empresas em temas atuais e outros acadêmicos a desenvolver novas perspectivas dos assuntos abordados.  

Veja quem são os formandos, os temas desenvolvidos em seus artigos e o conhecimento que eles apontam terem trazido para a comunidade*:  


CAMILA WELTER BRUM – Pessoas com deficiência e Mercado de Trabalho. Sentimentos, percepções e experiências pessoais para superar a invisibilidade.
“Procurou-se conhecer a realidade da pessoa com deficiência dentro da sociedade, mais especificamente no mercado de trabalho, para que sejam reconhecidas como capazes e importantes, como uma pessoa sem deficiência”.

PATRICIA SCHNEIDER – Liderança Feminina: um Estudo Bibliométrico de Teses e Dissertações.
“Esse estudo tem como objetivo analisar e quantificar a produção de teses de doutorado e dissertações de mestrado sobre o tema Liderança Feminina nos últimos 20 anos. Foi realizado um estudo bibliométrico, no qual consegue-se analisar as teses e dissertações quanto às suas principais características metodológicas, além de se ter um panorama geral em relação à quantidade da produção científica realizada”.

ALINE WERNER – Marketing Multinível: uma investigação sobre a Percepção desse segmento.
“O presente trabalho teve importância, pois através de pesquisa foi possível  mensurar o conhecimento de pessoas que estão ligadas com o Marketing Multinível e de pessoas que não tem ligação, já que essa atividade está há mais de 80 anos no mercado de negócio”.

ANDRESSA AGNES – O Papel do setor de Recursos Humanos no processo de recrutamento e seleção de pessoas em uma empresa do ramo de medicamentos.
“O artigo aborda a influência do Setor de Recursos Humanos nos processos de recrutamento e seleção, analisando os métodos utilizados na empresa e sua importância para a realização da contratação dos melhores colaboradores”.

LARISSA FANK – Trajetória dos Gestores
“Através de uma análise da experiência de vida de cinco gestores, o estudo teve como finalidade identificar qual foram as ações que levaram o funcionário ser promovido a gestor e como se deu a aprendizagem gerencial, a fim de compreender melhor a função”.
gerencial.

MARCIA MULLER E ROSELITA CAETANO – Vantagens e Desvantagens da implantação de um modelo compartilhado de gestão e área administrativa nas agências do Sicredi de Roque González e Dezesseis de Novembro/RS.
“A relevância desse trabalho está em trazer a percepção dos colegas e gestores em relação ao modelo de compartilhamento implantado nas duas agências. Tivemos a oportunidade de ouvir e compreender como o modelo é percebido por essas pessoas nas suas rotinas de trabalho. Adicionalmente, o trabalho trouxe subsídios em relação à manutenção ou não desse modelo e sugestões de melhoria, bem como, serve de material de pesquisa e apoio para pesquisadores e interessados em conhecer melhor o modelo".

CARINE FINKLER – Análise dos processos de agregar e desenvolver pessoas na empresa Lojas Becker Ltda.
“O propósito deste artigo é identificar quais estratégias de gestão de pessoas são utilizadas pela empresa referente aos processos de agregar e desenvolver e sugerir possíveis aprimoramentos. Espera-se que este estudo possa contribuir para empresa, a fim de que possa melhorar suas estratégias de gestão de pessoas”.

GLAUCIA VAZ ROSIN E LEILA DE FÁTIMA HILBIG FOLLMANN – Engajamento no Trabalho: um Estudo em agências do Sicredi.
“Falar sobre um assunto tão importante e que vem se tornando cada vez mais significativo para as organizações, como o engajamento, foi de suma importância para nós. O engajamento é o sentimento de pertencimento, é o vínculo criado pelo colaborador com suas atividades e a empresa em si. Engajamento no atual mundo corporativo é a filosofia que as empresas buscam incorporar.”

PATRICIA VANUSA BACK E  RAFAELLA LIMANA – Reconhecimento e Incentivos: Valorização do trabalho dos Colaboradores da Sicredi União RS, uma percepção entre área administrativa e área de negócios.
“Para o sucesso de uma empresa, é fundamental que os colaboradores sejam e se sintam valorizados, uma vez que esses acabam por serem mais engajados com o trabalho. É fato também que colaboradores satisfeitos apresentam maior produtividade e qualidade no papel que desempenham. Considerando-se essa premissa, desenvolveu-se o trabalho em questão”.

RICARDO JOÃO SCHER E MÁRCIO CAGLIARI – Estudo para implementação de plano de benefícios flexíveis em uma cooperativa de crédito.
“O tema do estudo foi escolhido devido ser uma tendência a ser praticada pelas empresas no médio e longo prazo. Foi de suma importância, pois poderá ser usado como estudo, caso no futuro a cooperativa venha adotar um modelo de benefícios flexíveis”.

DENISE MARIA BOHN – Avaliação do Programa de Cinesioterapia Laboral da Sicredi União/RS
“Neste artigo foi avaliado a satisfação do Programa  de Cinesioterapia Laboral na Sicredi União - RS. Através do questionário aplicado foi concluído que os colaboradores consideram excelente o programa”.

NAJANA FABRÍCIO DE LIMA – Qualidade de Vida no Trabalho – Equilíbrio entre Organização e Colaborador.
“A qualidade de vida no trabalho é importante para o equilíbrio entre a organização e os colaboradores, é um conjunto de ações que a organização precisa implantar para oferecer melhorias e inovações em seu ambiente. Importante também lembrar a responsabilidade do colaborador em ter uma vida saudável fora do ambiente de trabalho, assim ambos caminham para o mesmo objetivo: crescimento profissional e empresarial tornando-se destaque no mercado de trabalho".

RODRIGO RUSCHEL - A Gestão de Pessoas e o Capital Intelectual.
“A velocidade com que ocorrem as mudanças na atualidade requer pessoas preparadas, engajadas e com habilidades em constante aprimoramento, as quais devem alinhar-se à cultura, missão, visão e valores da organização. Nessa linha, ganha destaque o principal ativo da organização, o capital intelectual, construído na base do capital humano, constituído de vontade, talentos, competências e habilidades pessoais.

CAMILA KERN LUNARDI – Análise de Desempenho de uma cooperativa de crédito: o Caso da Cresol Posto de Santo  Ângelo.
“O trabalho diagnosticou as práticas atuais de gestão adotadas na Central Cresol Sicoper, suas evoluções, potencialidades e seus desafios, para ao final poder recomendar iniciativas e estratégias a fim de fortalecer o Posto de Atendimento de Santo  Ângelo, propondo contribuições para a Cresol Guarani das Missões."

ALIELI MARCHI REI- Qualidade de Vida no Trabalho segundo o modelo de Walton: Um Estudo de Caso realizado em uma empresa de transportes e turismo do noroeste do Rio Grande do Sul.
“Foi muito gratificante poder contribuir com a empresa em estudo. Foi de extrema importância analisar o nível de satisfação dos funcionários, pois foi possível contribuir com a melhoria do crescimentos e desenvolvimento dos colaboradores, já que a empresa nunca havia feito um estudo para analisar o nível de satisfação da qualidade de vida no trabalho dos seus funcionários”.

ALLAN JEISON LUNKES MAYER – Home Office: Qualidade de Vida no Trabalho e Satisfação Profissional.
“Este artigo visa avaliar e contribuir para a utilização e prática de Home Office, como uma oportunidade de melhoria de vida no trabalho e consequentemente a satisfação profissional do trabalhador”.

* Os trabalhos tiveram como orientadores os professores Roberto Ajala e Luciana Scherer.