Atualizado em 21/11/2018 15:50:39
Rua General Daltro Filho, 772 - CEP 97.900-000 | Telefones: (55) 3359 1613 | E-Mail: contato@uricl.com.br
Logo URI Cerro Largo
NOTÍCIAS
Encontre artigos com assuntos específicos utilizando a caixa de busca abaixo. Digite o termo e tecle ENTER.
Publicado em 09/11/2018 16:01:39
por Ivana Ten Cathen Schnorrenberger
URI Cerro Largo realiza 2º Seminário de Responsabilidade Social: os profissionais de contabilidade como agentes de transformação da comunidade
Visualizada por 223 pessoas.
Esta notícia possui fotos adicionais
Na noite de 08 de novembro de 2018, no auditório da Universidade, foi realizado o 2º Seminário de Responsabilidade Social, com o tema "Responsabilidade Social: os profissionais de contabilidade como agentes de transformação da comunidade". O evento foi organizado pelos acadêmicos do 8º semestre sob a coordenação da Professora Me. Juliana Jaeschke, na disciplina de Tópicos Contemporâneos de Contabilidade I. 

A Professora Juliana iniciou sua fala saudando a todos os presentes, diretor, coordenador do curso de Ciências Contábeis, professores, acadêmicos do curso, presidentes de projetos e/ou entidades, crianças e adolescentes beneficiados desses importantes projetos sociais e seus pais ou responsáveis.

Os profissionais de contabilidade tem em suas mãos uma importante ferramenta de transformação social; uma vez que no processo de cálculo e do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), existe a possibilidade de destinar entre 1% e 6% para os Fundos Municipais de Direito da Criança e do Adolescente. E, dessa forma, fazer com que essa parte do imposto permaneça nos municípios dos contribuintes, podendo fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes, a partir de programas de promoção (prevenção), defesa e educação profissional.

As doações funcionam da seguinte forma: Pessoas Jurídicas tributadas pelo lucro real podem destinar até 1% do Imposto de Renda a ser pago a cada trimestre de contribuição; já as Pessoas Físicas que fazem sua declaração de imposto de renda pela modalidade de formulário completo podem doar até 6% do imposto devido/a ser pago, quando fizerem a chamado “doação 1ª Etapa”, para isso deverão depositar o valor referente a esse percentual, na conta do COMDICA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), até o último dia útil do ano. Ou então, as PF que optarem por doar no mês de abril, a “doação de 2ª Etapa”, juntamente com sua declaração de IR, podem doar até 3% do IR devido, aí o processo de doação é feito através do site da Receita Federal, após o preenchimento de todos os campos de declaração, antes da geração/impressão das guias de pagamentos dos tributos, pois aí o contribuinte paga duas guias: a da doação e a do tributo em si.

Aqueles contribuintes que já pagaram todo seu imposto na modalidade “retido na fonte”, também podem doar, esses terão o valor doado recebido de volta na restituição corrigido pela taxa Selic.

É importante lembrar que após a doação, tanto PJ ou PF 1ª ou 2ª Etapas, o contribuinte precisa entrar em contato com o COMDICA de Cerro Largo e informar nome, CPF ou CNPJ  do depositante, além da data de pagamento e valor da doação, bem como a entidade ou projeto que deseja beneficiar, dessa forma o Conselho Municipal consegue fazer as destinações desses importantes valores aos projetos sociais e entidades que tem feito a diferença na vida de tantas crianças e adolescentes da nossa comunidade.  

No município de Cerro Largo o COMDICA tem, no ano de 2018, dez projetos sociais e suas respectivas entidades cadastrados, e, portanto, aptos a receberem essas partes dos IRPF e IRPJ. Eles se dividem entre defesa e promoção (prevenção). Cada um desses projetos tem por objetivo promover diferentes perspectivas de vida saudável para as crianças e os adolescentes.

Por tanto, o Seminário de Responsabilidade Social tinha como objetivo promover a visibilidade de cada um dos 10 projetos sociais cadastrados no COMDICA. Para isso os 26 acadêmicos foram divididos em trios ou duplas e ficaram, dessa forma, responsáveis por cada um dos projetos.

Na sequencia, a relação das entidades e o projeto proposto e aprovado junto ao COMDICA:

ACELCOR (Associação Cerrolargunse dos Corredores de Rua) - Correndo pela Vida. Apresentado pelos acadêmicos Lucas e Guilherme.
APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) – Educação Física no cotidiano Apaiano. Projeto apresentado por Matheus, Jonas e Geomar.
APAGENEN (Associação de Pais e Amigos do Grupo Escoteiro Nenguiru) – Mais Escoteiros, Melhores Cidadãos. Apresentado por Jayne e Alessandra.
APM COLÉGIO LA SALLE MEDIANEIRA (Associação de Pais e Mestres da Escola) - Educação pelo Esporte. Apresentado por Jocemara e Thais.
APOMIL (Associação dos Policiais Militares) – Inclusão Social. Apresentado por Juliana, Cristiane e Franciele.
Grupo Folclórico Alemão HeimatlandCultura e Dança como Agentes Sociais. Apresentado por Elias, Henrique e Carolaine.
PACTO (Pastoral de Auxilio Comunitário ao Toxicômano de Cerro Largo) – Formar e Qualificar para Fortalecer. Apresentado por Kesley, Emerson e Carolina.
Pastoral da CriançaCuidando da Vida com Saúde e Alegria. Apresentado por Vanessa e Ângela.
PREAE (Prevenção Amor-Exigente) – Prevenção à Drogadição. Apresentado por Carla, Angélica e André.
Sociedade Espirita Chico XavierA Arte de Contar Histórias. Apresentado por Lurdes, Keli e Adriana.

Todos os projetos tiveram acompanhamento por representantes de cada entidade que também compareceram à Universidade e falaram sobre os projetos em questão. O COMDICA e as Entidades participantes reforçam a importância dos projetos, cujas ações com certeza fazem a diferença na construção de um futuro melhor para as nossas crianças e adolescentes.

Para finalizar, a professora Juliana agradeceu a todos os participantes, principalmente aos acadêmicos e os representantes das entidades envolvidas
Mais imagens vinculadas