Atualizado em 14/06/2019 22:07:51
Rua General Daltro Filho, 772 - CEP 97.900-000 | Telefones: (55) 3359 1613 | E-Mail: contato@uricl.com.br
Logo URI Cerro Largo
Técnico de Enfermagem
NOTÍCIAS
Encontre artigos com assuntos específicos utilizando a caixa de busca abaixo. Digite o termo e tecle ENTER.
Publicado em 22/05/2019 16:36:43
por Ivana Ten Cathen Schnorrenberger
Alunos realizam trabalhos pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Visualizada por 304 pessoas.
Os alunos do Curso Técnico de Enfermagem - Turma II, na disciplina de Saúde Mental, foram discutindo e trabalhando a história e a política da Saúde Mental, bem como da reforma psiquiátrica e afins. E no dia 18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, marco extremamente importante na luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de almejados tratamentos.

O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.  Amparado pela Lei 10.216/2001, nomeada “Lei Paulo Delgado”, que trata da proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência. 

Em tempos de retrocesso na política de Saúde Mental foram desafiados pela Professora Ronise Heckler a se mobilizarem a construir  um cartaz que envolvesse essa data tão importante. O desafio foi concretizado com muito êxito e dedicação pelos alunos, sendo que os cartazes produzidos ficaram exposto nos corredores da Universidade.

"Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça: por uma sociedade sem manicômios"